Às vezes, a gordura é encontrado naturalmente nos alimentos, outros são adicionados durante a preparação, tais como biscoitos, bolos, salgados, produtos de carne ou maionese. Óleos e gorduras pode ser muito visível em alguns alimentos (óleo de cozinha e molhos para salada, manteiga, nata, carne gorda), mas outros são muito menos óbvios.
Por origem, as gorduras podem ser:
Animais: carnes e produtos derivados, ovos e laticínios: sorvete, natas, manteiga, queijo, iogurte, creme de leite.
Legumes: Planta sementes (girassol, milho), frutas (de oliva, abacate), nozes (amendoins, amêndoas) e óleos em geral.
As gorduras não são tão ruins por que:
– Contêm vitaminas lipossolúveis como A, E, essenciais para o corpo.
– Fornecer isolamento e proteção dos órgãos e estruturas importantes.
– Protege o organismo contra choques e mudanças climáticas.
– São fontes concentradas de energia.
– Fornecer ácido linoleico essencial principalmente para o desenvolvimento das crianças.
– Ajuda a controlar a pressão sanguínea, coagulação e inflamação e outras funções corporais.
– Melhorar o sabor dos alimentos.
– Manter a pele saudável .
Mono, Poli e outras variáveis
Todas as gorduras se combinam saturados, monoinsaturados e poli-insaturados, mas geralmente uma predomina o que determina as características e os efeitos da gordura. Para identificá-los, consulte as informações nutricionais nos rótulos dos produtos que os contenham.
Saturado. (Manteiga, queijo, carne e produtos de carne: salsichas, hambúrgueres), leite integral e iogurte, bolos e doces, manteiga, margarinas e gorduras difícil cozimento, o óleo de coco e óleo de palma. Eles têm um ponto de fusão relativamente alto e tende a ser sólida à temperatura ambiente. Se consumido em excesso aumenta os níveis de LDL colesterol em seu sangue e pode afetar os ataques do coração e arteriosclerose. Não deve exceder 10 por cento do seu consumo calórico diário.
Monoinsaturadas. Azeitonas, nozes (pistache, amêndoas, avelãs, nozes), amendoim, abacate e seus óleos. Ao substituir as gorduras saturadas com eles, você reduz seus níveis de colesterol ruim e o risco de doença cardíaca coronária.
Poli-insaturado ômega-3. Salmão, truta, sardinha, soja e óleo de linhaça (ricas em ácido alfa-linolênico). Enquanto essas gorduras afetam os níveis de colesterol no sangue, reduz sua tendência a coagular, reduzindo o risco de doença cardíaca coronária e coágulos sanguíneos. Eles também têm efeitos anti-inflamatórios, por isso vai fazer bem comer os peixes que contêm pelo menos uma vez por semana.
Poliinsaturados ômega-6. Sementes de girassol, germe de trigo, gergelim, nozes, milho, soja e óleo de soja. Embora os níveis mais baixos de colesterol ruim, o melhor é que você consumir na mesma proporção de gordura monoinsaturada, e também pode reduzir o colesterol HDL ou “bom”.
Ácidos graxos trans. Algumas gorduras para fritar e assar (óleos vegetais hidrogenados) utilizadas em biscoitos, doces, produtos lácteos, carne bovina. Seu consumo médio é o mesmo efeito negativo como as gorduras saturadas. Recomenda-se que não mais de 2 por cento de calorias diárias provenientes de gorduras trans.
Óleos
Assim como as gorduras, óleos saturados, monoinsaturados e poli-insaturados. O coco e óleo de palma são saturados, por isso melhor evitá-los. Em contrapartida, os monoinsaturados como azeite de canola, ou de óleos de amendoim, e poli-insaturados, como girassol e milho são boas para a saúde.
Os óleos mais saudáveis
O azeite de oliva. Contém a maior quantidade de ácidos graxos monoinsaturados e baixo teor de ácidos graxos saturados. Se o óleo de oliva é o resultado da extração do fruto maduro das oliveiras, é chamada de virgem ou extra virgem quando extraído do bagaço é o resíduo da primeira prensagem das azeitonas, o produto é de qualidade inferior. Para os benefícios que devem ser consumidos frios, diminuindo os níveis de colesterol no sangue. Ao contrário da crença popular, se você aquecer deixa de ser tão boa: ele se quebra e se torna saturado, queimaduras ou seja, que muda sua estrutura molecular e, em vez de ser pobre em colesterol, torna-se um óleo saturado ( recomenda óleo de canola para fritar).
O óleo de girassol. Tem um alto teor de ácidos graxos poli-insaturados e teor de ácido linoleico em maior número do que os outros óleos, o que é bom para baixar os níveis de colesterol no sangue.
O óleo de milho. Tem um nível relativamente baixo de ácidos graxos saturados e contém vitamina E em maior número do que qualquer outro óleo.
O óleo de canola. Tem o mais baixo nível de gorduras saturadas a partir de óleos vegetais, e um teor relativamente elevado de ácidos graxos monoinsaturados. É mais recomendado para frituras. Contém vitamina E menos do que o de girassol e milho.
Dicas para gestão e conservação de óleo
– Não misturar dois tipos de óleo, porque cada um requer temperatura diferente e tem suas próprias características. Também não misture óleo novo e usado.
– Nunca reutilize o óleo mais de uma vez.
– Use toalhas de papel para remover o máximo do excesso de óleo de frituras.