Dicas de Como Plantar Mudas de Plantas

Aprenda agora mesmo como plantar mudas:

Muitas pessoas mania de guardar as sementes pra depois plantar. As sementes de frutas que compramos no supermercado. Será que posso deixar as sementes secar antes de plantar ou se posso plantar logo após ter consumido a fruta?

Plante logo após o consumo – a gente não tem técnica suficiente para secagem e guarda de semente, então é melhor ela estar fresca. Uma dica que um amigo me ensinou e que me tem sido muito útil é que, na germinação de sementes de árvores, nunca uso adubo – apenas 2 de terra, 1 de areia e 1/2 de barro. Quando a muda está com uns 4 cm, aí se muda para saco ou vaso, com solo adubado.

Algumas dicas de como plantar mudas:

Se o clima permite (não é frio demais, nem quente demais) pode-se fazer mudas o ano todo. A temperatura ideal para o enraizamento é de 21°C, então quanto mais próximo disso melhor.

Use galhos mais finos que um lápis (galhos grossos dificilmente enraízam). Aproveite os restos de poda. Estacas com 2 a 4 olhos, com algumas folhinhas são perfeitas.

Substrato pronto, terra vegetal (ou alguma mistura caseira bem leve), sem adubo nenhum, são os mais indicados para a propagação. Apenas úmido, não molhado, em sistema de miniestufa de Pet ou o de sua preferência.

O enraizamento demora no mínimo 2 meses, algumas rosas são mais fáceis (Polyanthas, Híbridas Perpétuas, Minis) que outras (Híbridas-de-Chá, Grandifloras, Floribundas).

Contra fungos, use Cupro Dimy, pulverize a planta toda, mas descarte todas as folhas doentes e as que já caíram, não deixe no quintal. Quando essas fases de chuvas passar elas vão melhorar.

Artigos Relacionados

Dicas de Como Construir: Plantas de Casas
Dicas de Como Fazer Jardim em Apartamentos
DANONINHO PARA PLANTAR, WWW.DANONINHO.COM.BR/FLORESTADODINO
Dicas de Como Fazer um Jardim de Inverno
Dicas: Registro do Brasfoot 2010

Deixar uma Resposta.