Essa pode ser a dúvida de muitos. Tirar nota boa em redação de concursos públicos não é tão fácil, nem sempre o candidato está apto à fazer uma redação. Vários professores de qualquer lugar do Brasil estão se reunindo para ensinar seus alunos dicas básicas para fazer uma boa redação.
O único jeito de aprender a redigir redações de qualidade é escrevendo suas próprias idéias no papel com ordem, clareza e consistência; o principal objetivo é persuadir o leitor com argumentos informativos e de grande relevância – nunca se esqueça da coerência e coesão.
Recomendo que procure em livros de gramática – ou em sites conceituados da Internet – as estruturas básicas dos tipos de textos que você deseja redigir. Estou convicto de que você encontrará resposta às suas dúvidas, às vezes, mais consistentes do que a opinião de membros de qualquer comunidade na Internet.
Deixar metade de uma linha em branco?
1º- Se você pulou a linha, passe um traço que não tem problema.
2º- Se você fez 29 linhas e meia sua redação é anulada, o mínimo são trinta linhas, descontando o que você deixou em branco e os erros no cômputo final de linhas.
3º- É aconselhável preencher toda a linha na redação, uma vez que isso pode ser descontado na nota de estrutura textual.
E outra coisa muito importante é saber optar pela velha ou pela nova ortografia, não as duas juntas. Senão pode virar uma bagunça sua redação.
Estrutura:
1º parágrafo: introdução, +/- 5-7 linhas, começa abordando o tema de leve, citando algum exemplo.
2º parágrafo: dissertar sobre o problema, mais o exemplo+/- 10-12 linhas
3º parágrafo: mesma coisa que o segundo; dependendo do caso, da apenas pra fazer um segundo parágrafo grande. +/-10-12 linhas.
4º parágrafo: conclusão pode-se colocar uma solução (caso se trate de um problema), e afirmar o que foi desenvolvido (por ex.: “por mais que o aborto deixe seqüelas psicológicas, sou a favor pois….”). +/- 5-7 linhas.